Durante esses meses que iniciamos a produção e venda do nosso doce de leite, são muitas as pessoas interessadas em saber o que viria a ser um "leite orgânico".
Pois bem, o manejo orgânico deste tipo de produto está centrado em três principais preocupações:
1) O bem estar animal
2) A saúde dos consumidores
3) O cuidado com o meio ambiente
O bem estar animal está ligado a manter boas condições de vida para as vacas e bezerros, através de instalações limpas e confortáveis, ao uso da não violência, à uma alimentação de qualidade que não vise uma superprodutividade através da utilização de ingredientes que a longo prazo prejudicam a saúde das vacas(como acontece nos manejos comuns com o uso indiscriminado de uréia e outros alimentos), enfim, à uma forma de tratar os animais com respeito e consideração. As doenças e parasitas procuram ser evitados por meio de uma boa alimentação e tratamentos preventivos, mas caso seja necessário, intervenções com medicações fitoterápicas e homeopáticas são administradas aos animais. Em último caso, o uso de medicamentos alopáticos é permitido com controle e mediante ao dobro do tempo de carência de uso do leite, ou seja, se uma vaca precisar tomar um medicamento deste tipo, seu leite será descartado por aproximadamente dez dias e só poderá ser fornecido ao consumidor quando não apresentar mais resíduos.
A não utilização de hormônios, antibióticos e resíduos de medicamentos em geral favorece os consumidores, que podem saborear um produto puro e benéfico à saúde.
A preocupação com o meio ambiente, por sua vez, se evidencia em uma lotação adequada das pastagens, o que favorece a recuperação das mesmas e evita processos de erosão do solo. Além disso, o cultivo de sementes orgânicas e não transgênicas promove a manutenção da biodiversidade, dentre outras vantagens. Fora isso, os pastos e alimentos fornecidos aos animais não podem receber adubação química para que não deixem resíduos contaminantes no solo e cursos d'água. Um manejo orgânico deve estar quite com a legislação ambiental brasileira e com os direitos trabalhistas, o que garante uma produção ecológica e justa.
Bem, essa é apenas uma explicação breve sobre o que é o manejo orgânico de vacas leiteiras(embora o texto seja grande!). Mas já dá para ter uma idéia...