sábado, 20 de novembro de 2010

O que é "leite orgânico"?


Durante esses meses que iniciamos a produção e venda do nosso doce de leite, são muitas as pessoas interessadas em saber o que viria a ser um "leite orgânico".
Pois bem, o manejo orgânico deste tipo de produto está centrado em três principais preocupações:
1) O bem estar animal
2) A saúde dos consumidores
3) O cuidado com o meio ambiente

O bem estar animal está ligado a manter boas condições de vida para as vacas e bezerros, através de instalações limpas e confortáveis, ao uso da não violência, à uma alimentação de qualidade que não vise uma superprodutividade através da utilização de ingredientes que a longo prazo prejudicam a saúde das vacas(como acontece nos manejos comuns com o uso indiscriminado de uréia e outros alimentos), enfim, à uma forma de tratar os animais com respeito e consideração. As doenças e parasitas procuram ser evitados por meio de uma boa alimentação e tratamentos preventivos, mas caso seja necessário, intervenções com medicações fitoterápicas e homeopáticas são administradas aos animais. Em último caso, o uso de medicamentos alopáticos é permitido com controle e mediante ao dobro do tempo de carência de uso do leite, ou seja, se uma vaca precisar tomar um medicamento deste tipo, seu leite será descartado por aproximadamente dez dias e só poderá ser fornecido ao consumidor quando não apresentar mais resíduos. 
A não utilização de hormônios, antibióticos e resíduos de medicamentos em geral favorece os consumidores, que podem saborear um produto puro e benéfico à saúde.
A preocupação com o meio ambiente, por sua vez, se evidencia em uma lotação adequada das pastagens, o que favorece a recuperação das mesmas e evita processos de erosão do solo. Além disso, o cultivo de sementes orgânicas e não transgênicas promove a manutenção da biodiversidade, dentre outras vantagens. Fora isso, os pastos e alimentos fornecidos aos animais não podem receber adubação química para que não deixem resíduos contaminantes no solo e cursos d'água. Um manejo orgânico deve estar quite com a legislação ambiental brasileira e com os direitos trabalhistas, o que garante uma produção ecológica e justa.
Bem, essa é apenas uma explicação breve sobre o que é o manejo orgânico de vacas leiteiras(embora o texto seja grande!). Mas já dá para ter uma idéia...

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Soube do blog de vcs através da divulgação do Vitor (do blog qualidade de vida) no facebook. Sou do Rio Grande do Sul, mais especificamente do município de Viamão (que fica na grande Porto Alegre). Temos produção orgânica de hortaliças, leite e derivados para consumo próprio e escrevo aqui para me apresentar e termos a oportunidade de trocar informações. Temos apenas uma vaca jersey que vos dá uns 10 litros de leite por dia, a alimentação dela é orgânica e o leite tirado com todo o cuidado. Parabenizo vocês pela empreitada de colocar os produtos no mercado, um desafio! Quando fazemos doce de leite usamos o mesmo açúcar que vcs usam, da native. Mas além do açúcar colocamos um pouco de bicarbonato para não talhar, não sei se é verdade, mas assim aprendemos... :). Caso queiram conhecer um pouco do que fazemos, divulgo o nosso blog, onde falamos um pouquinho dos nossos projetos e colocamos receitas de algumas das nossas aventuras culinárias (entre elas a do nosso doce de leite): http://aformadeforma.blogspot.com/
    Abro um canal para troca de informações! Grande abraço, Priya

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Camila, fiquei emocionada com a tua disponibilidade em compartilhar. Tomei a liberdade de colocar um link do blog de vocês no post, ok?!
    Muito obrigada pelas dicas, são realmente preciosas! Ainda não sabemos exatamente o que vamos fazer, por isso a idéia de experimentar. Assim como vocês somos eu e meu marido que tocamos a produção. Atualmente temos outras atividades o que nos faz ir devagar com as coisas no sítio. Ver um exemplo como o de vocês nos motiva.
    Bom trabalho pra vocês também! E estou a disposição também, inclusive, se precisares de alguma coisa do sul, é só falar!
    Grande abraço e vamos falando.

    ResponderExcluir